FAQ

1. Como os ciclos do MAnGve-i9 se conectam?

Com uma certa liberdade, os ciclos se conectam respeitando o fato de que a duração das marolas de uma maré não deve exceder a duração desta última.

2. Qual é a duração dos ciclos?

Para a aplicação do piloto, considera-se dois conceitos: Maré e Marola.

A Maré corresponde a duração de um ciclo de negócio do ecossistema. Sugere-se que uma maré dure de 1 a 3 meses. Exemplos de trabalhos realizados em uma maré: Lançamento do novo visual do painel Coronavírus com dados da Vacinação e Lançamento do ChatBot.

A Marola representa a duração de um ciclo de ideação, design, desenvolvimento/construção ou avaliação, no qual se entrega uma porção incremental do resultado (e.g., partes do produto ou serviço), que se pretende entregar ao final da maré. Exemplos de trabalhos realizados em uma marola: Avaliação do painel Coronavírus para verificar sua adequação ao propósito e Conjunto de Ideias para estudo de viabilidade de formatos de documentos que serão compatíveis com o ChatBot.

3. É possível começar um ciclo sem concluir outro?

Sim, o modelo permite uma flexibilidade para iniciar um ciclo de negócio. A depender da maturidade de um determinado ciclo de negócio ele pode ser iniciado no MAnGve-i9 por qualquer um dos ciclos.

Vale lembrar:

Início no Ciclo de Ideação: o time se reúne para identificar problemas, desafios, definir papéis e partes interessadas e formar ideias (em resposta aos problemas e/ou desafios).

Início no Ciclo de Design: a premissa para iniciar este ciclo é possuir as ideias que solucionarão problemas ou permitam a superação de desafios. A partir das ideias, inicia-se a análise de viabilidade prática de cada uma delas.

Início no Ciclo de Desenvolvimento: para iniciar este ciclo é preciso possuir a especificação de cada artefato a ser construído.

Início no Ciclo de Avaliação: o começo deste ciclo depende de ao menos um artefato aprovado (atende satisfatoriamente à conformidade das especificações relatadas) no ciclo anterior para que haja uma intervenção de avaliação e interpretação dos resultados (atende satisfatoriamente ao propósito, problema ou desafio que o originou).

4. A duração de cada subprocesso é a mesma?

Não, depende da evolução da atividade entre eles, respeitando a duração recomendada das marolas e da maré.

5. Onde está prevista a definição de papéis?

A definição de papéis está prevista no ciclo de ideação, em que o time se permite explorar o cenário, a fim de identificar problemas, desafios, soluções, entre outros, bem como quem será o responsável por cada etapa.

Quando o time inicia o ciclo de negócio por qualquer um dos ciclos, excetuando-se o ciclo de ideação, supõe-se que a definição de papéis foi realizada previamente, evitando assim, atrasos e retrabalhos.

6. Quais são os tipos de cartões que tramitam no MAnGve-i9?

Atualmente o MAnGve-i9 conta com sete tipos de cartões.

Quanto à origem/propósito:

Tarefa*: Este cartão representa qualquer trabalho concluído ou a ser concluído em determinado prazo, manual ou intelectual, que se realiza de forma obrigatória ou voluntária.

Ideia*: Cada cartão deve conter uma única ideia. Entende-se ideia como objeto imediato do pensamento, conceito ou noção que temos sobre algo, que pode ser concreto ou abstrato, representação mental de algo, ponto de vista; opinião, inspiração, concepção literária ou artística, entendimento mental, entre outros sinônimos.

Desafio*: Dificuldade ou obstáculo que requer grande esforço para ser solucionado ou vencido, ultrapassado, superado.

Problema*: Situação conflitante, dificuldade.


Quanto ao tamanho ou à granularidade (nível da informação, quanto maior a granularidade, menor o detalhamento da informação), os cartões de estórias são classificados em:

Épico**: é um cartão de estória muito grande que precisa ser decomposto em temas.

Tema**: tema é um conjunto de estórias correlacionadas, ou seja, é um cartão que possui várias estórias (que precisam ser decompostas) dentro dele mesmo, correlacionadas ao mesmo assunto (ou tema).

Estória**: estórias são unidades de entrega, subprodutos derivados dos requisitos de negócio do ecossistema, que fazem sentido para o negócio do ponto de vista de valor e utilidade.

*Fonte: Dicionário Michelis. Atualização 2021.

**Fonte: Luna (2011).

7. O que fazer com os cartões concluídos?

Os cartões devem ser arquivados (não deletados) para manter a rastreabilidade da informação. Vale ressaltar que é permitido anexar cartões arquivados a qualquer momento.