Overview

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Conceitos Iniciais


O MAnGve-i9 ou Mi9 surge a partir dos conceitos de Modelo de Gestão e Inovação. Modelo de Gestão é um conjunto estruturado de práticas, técnicas, tecnologias e/ou métodos que compõem o “modus operandi” através do qual uma organização aloca e utiliza os recursos disponíveis para a consecução de seu propósito.

Segundo o Manual de Oslo (OECD, 2018) o termo 'inovação' pode significar tanto uma atividade quanto o resultado da atividade. “Uma inovação é um produto ou processo novo ou melhorado (ou uma combinação dos mesmos) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da unidade e que foi disponibilizado para usuários em potencial (produto) ou colocado em uso pela unidade (processo). Esta definição usa o termo genérico "unidade" para descrever o ator responsável por inovações. Refere-se a qualquer unidade institucional em qualquer setor, incluindo famílias e suas membros individuais.”

Embora o conceito de inovação seja inerentemente subjetivo, sua aplicação se torna bastante objetiva e comparável aplicando pontos de referência comuns para novidade e utilidade, exigindo uma diferença significativa a ser apreciada. Isso facilita a coleta e o relato de dados comparáveis ​​sobre inovação e atividades relacionadas para empresas em diferentes países e indústrias e para empresas de diferentes tamanhos e estruturas, que vão desde pequenos produtos individuais empresas a grandes empresas multinacionais que produzem uma ampla gama de bens ou serviços (OECD, 2018).

E, por que um modelo de gestão para inovação é importante?

O avanço tecnológico nos últimos anos tem impulsionado um ritmo cada vez maior de mudanças na sociedade, e o papel das organizações tende (e precisa) responder com maior agilidade às mudanças como premissa para evoluir e sobreviver à competição com estratégias e resultados melhores, escalabilidade, entre outros.


O MAnGve-i9 é um Modelo de Gestão para Inovação (MAnGve for Innovation Management), desenvolvido pelo Agile Governance Research Lab (AGRLab) sediado no Departamento de Ciências Administrativas (DCA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (DCA-UFPE), sob a coordenação do Professor Alexandre Luna. O MAnGve-i9, ou simplesmente Mi9, foi originalmente desenvolvido no âmbito da Célula de Governança e Gestão do Projeto de Pesquisa "Big Data Analytics: Enfrentamento do Coronavírus na Rede Federal de Educação", no contexto do Ecossistema de Inovação Data Science Brasil (DSBR).

O papel do MAnGve-i9 está relacionado a estruturar fluxos de trabalho baseados em decisões, objetivos, atividades, recursos, entre outros, em ecossistemas ou projetos. E como principais contribuições do MAnGve-i9 espera-se a fluidez e a agilidade nos fluxos de trabalho dos times, refletidas por boas práticas da Governança Ágil e constante aprendizado.

O Mi9 é composto por quatro ciclos (ou processos) que atuam de forma iterativa e incremental, são eles: Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação, apresentados e brevemente explicados a seguir:

Figura 1.1 - Fluxo da Visão Geral do Mi9.

Processo, Subprocesso e Procedimento


Na visão de modelagem de negócio, faz-se essencial o conhecimento dos conceitos relacionados hierarquicamente: processo, subprocesso e procedimento.

Processo: é um conjunto de ações para atingir um objetivo, os subprocessos.

Subprocesso: é uma dependência de um processo e é um conjunto de procedimentos (ou atividades).

Procedimento: representa uma ação de um determinado subprocesso tornando-o mais detalhado.

O Mi9 é um processo, constituído por quatro subprocessos: Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação. E, cada um dos subprocessos é constituído por procedimentos (ou atividades).

Esta visão hierárquica pode ser exemplificada a partir do subprocesso de Ideação, a saber:

  • Processo: Mi9

  • Subprocesso: Ideação

  • Procedimentos:

    • Desenvolver Empatia

    • Definir

    • Idear

São apresentados a seguir a descrição dos quatro processos que fazem parte do Mi9.

Ideação

  • O que é Ideação?

    • É o processo criativo de geração, desenvolvimento e comunicação de novas ideias. Entendendo ideia como um elemento básico do pensamento (que pode ser visual, concreto ou abstrato). Ideação compreende todos os estágios de um ciclo do pensamento, sendo o ponto inicial para inovação, desenvolvimento e materialização de soluções. Deve ser centrado no usuário/consumidor.

  • Exemplos

    • Analisar um cenário, e a partir de um problema previamente percebido, identificar potenciais alternativas de solução.

    • Cenário: os painéis elaborados pelo DSBR para a Rede Federal de Educação precisam de um meio de comunicação com os usuários.

    • Gerar ideias: Quais soluções podem ser aplicadas? E-mail institucional, chatbot, WhatsApp Business...

  • Descrição no Mi9

    • Ideação envolve interação entre pessoas, compreensão das implicações dos desafios e cenários envolvidos, análise e interpretação de todos os dados e fatos conhecidos, e consolidação e conexão dos dados e fatos coletados para produção de alternativas de solução.


Saiba mais sobre este ciclo, acesse a página Ciclo de Ideação!

Síntese

Entradas

  1. Sentimentos e Queixas

  2. Devaneios e Desejos

  3. Cultura e Regulamentações

Ferramentas & Técnicas

  1. Entrevistas

  2. Observação

  3. Benchmarking

  4. Brainstorming

Saídas

  1. Ideias

Design

  • O que é Design?

    • É o processo de concepção e ‘projetização’ para a criação de produtos ou serviços. Trata-se de desenhar soluções para atender a uma necessidade, resolver ou mitigar um problema específico.

  • Exemplos:

    • Entre as ideias discutidas, foi escolhida como solução, um chatbot (artefato). O chatbot será construído, considerando critérios que formam a especificação do chatbot no contexto da Rede Federal de Educação.

  • Descrição no Mi9

    • Design envolve a avaliação de viabilidade prática, prova de conceito, divisão da solução idealizada e desenho e a especificação detalhada para cada artefato identificado.


Saiba mais sobre este ciclo, acesse a página Ciclo de Design!

Síntese

Entradas

  1. Ideia

Ferramentas & Técnicas

  1. Priorização

  2. Análise de Viabilidade

  3. Decomposição

  4. Especificação

Saídas

  1. Artefatos e seus Requisitos

Desenvolvimento

  • O que é Desenvolvimento?

    • O processo de construção ou implementação dos artefatos (produtos, serviços ou suas partes) anteriormente concebidos e ‘projetizados’.

  • Exemplos:

    • A partir do plano de execução do artefato, o chatbot entra na “linha de produção”, considerando o desenho e a especificação detalhada. O chatbot está sendo criado em uma plataforma colaborativa. Verifica-se a conformidade com os requisitos, e são realizados testes no chatbot.

  • Descrição no Mi9

    • Desenvolvimento inclui planejamento, desenvolvimento, teste, revisão dos resultados alcançados e a análise de como ocorreu o ciclo em relação a pessoas, processos e ferramentas, buscando identificar lições aprendidas.


Saiba mais sobre este ciclo, acesse a página Ciclo de Desenvolvimento!

Síntese

Entradas

  1. Requisitos

Ferramentas & Técnicas

  1. Priorização

  2. Dimensionamento

  3. ROI

  4. Construção

  5. Teste

  6. Homologação

Saídas

  1. Artefatos homologados

  2. Lições aprendidas

Avaliação

  • O que é Avaliação?

    • É o processo de avaliar se o artefato produzido cumpre com seu propósito: se ajuda a resolver o problema, ou superar o desafio, que motivou o seu desenvolvimento.

  • Exemplos

    • O chatbot será avaliado antes de ser entregue ao cliente final, considerando método(s), amostra(s) e instrumento(s) de avaliação definidos pelo time.

  • Descrição

    • Avaliação constitui-se de planejar o ciclo de avaliação de um ou mais artefato(s), considerando: método(s), amostra(s), instrumento(s), definição de indicadores, intervenções e interpretação e avaliação dos resultados.


Saiba mais sobre este ciclo, acesse a página Ciclo de Avaliação!

Síntese

Entradas

  1. Artefato(s)

Ferramentas & Técnicas

  1. Benchmarking

  2. Planejamento

  3. Avaliação de Indicadores

Saídas

  1. Artefato(s) avaliado(s)

  2. Plano(s) de Melhoria

A gestão do tempo no Mi9


O time multidisciplinar precisa situar-se no tempo para balancear a qualidade da entrega com o tempo de entrega, respeitando tipos de períodos sugeridos no Mi9 a partir dos conceitos: timebox, iteração, maré e marola.

Timebox é um período de tempo finito (previamente combinado) relativo a uma iteração, onde o time trabalha continuamente para atingir determinado objetivo.

Iteração é o nome dado a cada ciclo de repetição incremental de um processo iterativo. No Mi9, são exemplos de iteração: maré, marola, sprint. Processo iterativo é aquele que se repete diversas vezes para chegar a um resultado, onde a cada vez o resultado parcial produzido é utilizado com insumo na repetição seguinte.

Maré é a duração de um ciclo de negócio, no qual alcança um resultado relevante para o negócio da organização.

E, Marola representa a duração de um ciclo de ideação, design, desenvolvimento/construção ou avaliação, no qual se entrega uma porção incremental do resultado (e.g., partes do produto ou serviço), que se pretende entregar ao final da maré.

Para exemplificar as interações no ciclo de vida do Mi9 considera-se: em uma mesma maré de quatro semanas, o time de Design pode utilizar uma marola de uma semana para desenvolver as atividades do ciclo de Ideação e outras três marolas de uma semana para desempenhar as atividades do ciclo de Design, até a preparação do backlog do ciclo de Desenvolvimento. Na mesma maré, o time de desenvolvimento poderá contar com quatro marolas para desempenhar todas as atividades do ciclo de Desenvolvimento.

Assim, ao final da maré o time de Design entregará a especificação dos artefatos a serem construídos pelo time de desenvolvimento, e, este entregará artefatos já especificados em um ciclo de negócio anterior.

O exemplo supracitado é representado pela ilustração a seguir.

Figura 1.2 - Exemplo de conceitos de tempo no Mi9.

Modelo de Ciclo de Vida do Mi9


O Mi9 é constituído por ciclos e atividades, conceitos equivalentes aos subprocessos e procedimentos apresentados na seção anterior, de forma respectiva.

O Mi9 possui um ciclo de vida a partir do desenvolvimento iterativo e incremental, popularmente utilizado pelos métodos ágeis. Uma iteração inclui um conjunto de atividades, no Mi9, as atividades estão presentes nos quatro ciclos (Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação). E para o gerenciamento das interações adota-se o timebox, ou seja, o time faz a programação da iteração, define as entregas e em quanto tempo estas entregas deverão ser realizadas.

Neste contexto, recomenda-se que o timebox seja composto de outros conceitos de tempo (no Mi9 maré e marola) para que o time possa responder às mudanças e adaptações, bem como melhorias ao longo dos ciclos de trabalho, assim reduzindo os riscos mais cedo.

O ciclo de vida do Mi9 também apresenta característica incremental, isto é, a cada iteração, o time pode aprimorar os processos de trabalho, logo uma iteração tende a não ser igual à anterior e, sim, mais evoluída.

A ilustração a seguir representa o ciclo de vida do Mi9 e sua dinamicidade entre os ciclos, movendo-se como engrenagens, mas vale destacar que eles também podem ocorrer de forma independente desde que as premissas sejam validadas pelo time.

Figura 1.3 - Modelo de Ciclo de Vida do Mi9.

Nesta perspectiva de visualizar o Mi9 como um modelo, equivalente ao conceito de processo na seção anterior, a classificação das demais similaridades de conceitos pode ser exemplificada a partir do ciclo de Ideação, a saber:

  • Modelo: Mi9

  • Ciclo: Ideação

  • Atividades:

    • Desenvolver Empatia

    • Definir

    • Idear

Conheça os detalhes de cada ciclo, acesse: Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação.

Organizando as Tarefas...


Para organizar as tarefas que perpassam pelos ciclos, especificamente os ciclos de Design, Desenvolvimento e Avaliação, o time conta com o Backlog, um repositório transiente onde as demandas ficam aguardando o momento oportuno para entrar no ciclo de produção. O Backlog possui um conceito equivalente ao Backlog List da metodologia Scrum Agile (técnica ágil para gestão de projetos de software) e ao MAnGveLog do MAnGve.

A manutenção do Backlog é de responsabilidade do time, sob a liderança compartilhada do MAnGveBiz (MB) e MAnGveMaster (MM), os itens deste repositório são ordenados por prioridade, e são propriedade coletiva do time.

Os Papéis

O Mi9, o modelo de gestão para inovação prevê papéis e responsabilidades no contexto organizacional. Neste aspecto, há uma congruência com os papéis internos ao time definidos pelo MAnGve e os papéis externos sugeridos e identificados pelo MAnGve.

Os papéis são representados pelo MAnGveMaster (MM), MAnGveTeam (MT), MAnGveBiz (MB) e MAnGveStaff (MS) stakeholders e outros.


Conheça a descrição de cada papel, acesse a página Papéis!

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