O MAnGve-i9

O MAnGve-i9 na prática

Na prática, o Mi9 foi instanciado em uma ferramenta de gestão, a qual cada um dos quatro ciclos (Ideação, Design, Desenvolvimento e Avaliação) possui um ambiente de trabalho próprio, chamado de Quadro.

Nos quadros, as atividades de cada ciclo são representadas por listas de cartões, e estes cartões possuem natureza diversa, conforme as particularidades de cada ciclo e atividade. Conheça mais sobre cada um dos quadros a seguir.

01 - Ideação

Ideação é o processo criativo de geração, desenvolvimento e comunicação de novas ideias.

No Mi9, o Ciclo de Ideação é composto por três atividades:

  • Simpatizar

  • Definir

  • Idear

No Quadro de Ideação as atividades são apresentadas em forma de lista de cartões. Além das listas de atividades, há a lista de Ajuda, que contém materiais de apoio sobre o Mi9; a lista de Radar, um repositório de sentimentos, devaneios, desejos, etc; e, a lista de Aguardando Transição, para as ideias formadas no ciclo e que serão enviadas para a lista de Backlog do ciclo seguinte.

Neste quadro, os cartões surgem de forma genérica, como sentimentos, devaneios, desejos, entre outros, que ajudam a identificar problemas e/ou desafios, e, a partir de cada problema ou desafio, são gerados embriões de ideias, e, em seguida desenvolvidos, passam a se classificar como ideias. Logo, no quadro de ideação, um cartão pode ter natureza de sentimentos, devaneios, desejos, problema, desafio, embrião de ideia e ideia.

Saiba mais sobre o Ciclo de Ideação

02 - Design

Design trata-se de desenhar soluções para atender a uma necessidade.

No Mi9, o Ciclo de Design é composto por quatro atividades:

  • Analisar a Viabilidade Prática

  • Realizar a Prova de Conceito

  • Decompor a Solução

  • Especificar Artefatos

No Quadro de Design além das listas de atividades, há a lista de Ajuda, que contém materiais de apoio sobre o Mi9; e, a lista de Backlog, uma "lista de coisas a fazer", um repositório temporário das ideias formadas no Ciclo de Ideação ou ideias maturadas que não passaram pelo Ciclo de Ideação necessariamente.

Neste quadro, os cartões possuem natureza inicial de ideias na lista de Backlog, são transformadas em artefatos, decompostos em requisitos, e em seguida tais requisitos poderão ser classificados quanto ao tamanho em Épico, Tema e Estória. O resultado do Ciclo de Design é a especificação de cada artefato a ser construído. E, Essas estórias são movidas para o Backlog do Ciclo de Desenvolvimento.

Saiba mais sobre o Ciclo de Design

03 - Desenvolvimento

Desenvolvimento é o processo de construção ou implementação dos artefatos (produtos, serviços ou suas partes) anteriormente concebidos e ‘projetizados’.

No Mi9, o Ciclo de Desenvolvimento é composto por cinco atividades:

  • Planejamento

  • Desenvolvimento

  • Teste

  • Review

  • Retrospectiva

No Quadro de Desenvolvimento as atividades são apresentadas em forma de lista de cartões. Além das listas de atividades, há a lista de Ajuda, que contém materiais de apoio; e, a lista de Backlog, uma "lista de coisas a fazer", um repositório temporário das estórias formadas no Ciclo de Design ou estórias maturadas que não passaram pelo Ciclo de Design necessariamente.

Neste quadro, os cartões surgem com natureza de estórias e, ao final do ciclo constituem-se me estórias homologadas, que podem ser movidas para o Backlog do ciclo seguinte para avaliação de atender satisfatoriamente ao problema ou desafio de origem.

Saiba mais sobre o Ciclo de Desenvolvimento

04 - Avaliação

Avaliação é o processo de avaliar se o artefato produzido cumpre com seu propósito: se ajuda a resolver o problema, ou superar o desafio, que motivou o seu desenvolvimento.

No Mi9, o Ciclo de Desenvolvimento é composto por quatro atividades:

  • Planejar Intervenções

  • Definir Indicadores

  • Implementar Intervenções

  • Avaliar e Interpretar Resultados

No Quadro de Desenvolvimento, além das listas de atividades, há a lista de Ajuda, que contém materiais de apoio; e, a lista de Backlog, uma "lista de coisas a fazer", um repositório temporário das estórias homologadas do Ciclo de Desenvolvimento.

Neste quadro, os cartões surgem com natureza de estórias homologadas e, ao final do ciclo constituem-se me estórias avaliadas, em resposta a atender satisfatoriamente ou não ao problema ou desafio de origem.

Saiba mais sobre o Ciclo de Avaliação