Papéis

O Mi9, o modelo de gestão para inovação prevê papéis e responsabilidades no contexto organizacional. Neste aspecto, há uma congruência com os papéis internos ao time definidos pelo MAnGve e os papéis externos sugeridos e identificados pelo MAnGve.

Os papéis internos ao time são representados pelo MAnGveMaster (MM), MAnGveTeam (MT), MAnGveBiz (MB) e MAnGveStaff (MS). Confira a seguir os detalhes de cada papel.

MAnGveMaster (MM)

Líder do time técnico, que possui como principais atribuições: (1) proteger o time, garantindo o mesmo esteja produtivo e feliz; (2) garantir que o MAnGve-i9 esteja sendo colocado em prática corretamente para o alcance dos objetivos do negócio da organização.

O MAnGveMaster atua como principal interface entre o MAnGveBiz e o MAnGveTeam, protegendo o time, removendo os obstáculos e direcionando as iniciativas no sentido de alcançar os objetivos de cada maré, respeitando as restrições existentes. Mantém a equipe concentrada nas metas da maré e no processo de trabalho.

MAnGveTeam (MT)

Equipe técnica responsável por viabilizar o alcance dos objetivos de cada maré do MAnGve-i9.

Por princípio, o este time deve ser multidisciplinar e possuir habilidades comportamentais de espírito de equipe e colaboração. O time deve compreender que passará por constantes desafios e aprendizados ao longo dos ciclos de trabalho, portanto características colaborativas são indispensáveis a sua maturidade.

MAnGveBiz (MB)

Líder do time de negócios, responsável pela priorização e pelo gerenciamento das necessidades de negócio, definidas em conjunto com o MAnGveStaff para cada maré. Deve estar sempre disponível quando o time precisar.

O MAnGveBiz possui como principais atribuições: (1) proteger o negócio, "o resultado exclusivo a ser entregue pelo projeto", produto ou serviço e, (2) gerenciar os stakeholders.

MAnGveStaff (MS)

Equipe de negócios responsável pela definição das necessidades do negócio que devem ser alcançadas em cada maré, isto é "o resultado exclusivo a ser entregue pelo projeto", considerando o timebox acordado.

Este time deve ser possuir conhecimentos sólidos e multidisciplinares na área de negócios e habilidades comportamentais de espírito de equipe e colaboração.

Team

O time representa a união da Equipe técnica (MT) e da Equipe de negócios (MS) com suas respectivas lideranças. O time é responsável pela manutenção do Backlog, de cujo os itens deste repositório são ordenados por prioridade, e são propriedade coletiva do time.

Dentre os papéis externos ao time, definidos pelo MAnGve e considerados no contexto do Mi9, estão os stakeholders:

Stakeholders

São todas as demais pessoas ou instituições afetadas direta ou indiretamente pela iteração. Pessoas ou instituições que afetam, mas não são afetadas pela maré, não são stakeholders (PMBOK, 2018).

Os stakeholders participam em pontos específicos de momentos de negociação, validação, pesquisa, colaboração e definição de níveis de acordo de serviços. Exemplo: clientes, fornecedores, usuários ou representante do usuário, investidor, acionista, etc.

Outros papéis externos ao time poderão contribuir na aplicação do Mi9 na organização, e poderão existir profissionais especialistas em diversas áreas, como: aprendizagem da aplicação do Mi9, processos de negócio, facilitação em reuniões e dinâmicas, capacitação profissional, dentre outras.

Assim como outros profissionais especialistas, consultores organizacionais poderão contribuir nas primeiras marés, pois seu papel deve ser o de "ensinar o time a andar com as próprias pernas", tornando o time cada vez mais independente. Apesar disso, ressalta-se que o time deve definir qual será a melhor composição dos atores externos e por quantas marés atuarão.

E destaca-se que estes papéis se diferenciam dos stakeholders pelo fato de influenciarem o andamento das marés, mas não serem influenciados por elas.

Ficou com alguma dúvida?

Navegue pelas Perguntas Frequentes ou Envie-nos sua mensagem no Formulário de Contato.